YMotion Distingue fotografia de Guilherme Daniel
- Mário Melo Costa
- 3 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de dez. de 2020

O Festival YMotion, que teve lugar em Novembro, destacou o membro AIP Guilherme Daniel pelo segundo ano consecutivo com o Prémio de Melhor Fotografia. O filme vencedor do prémio é a curta-metragem "Erva Daninha", realizada pelo mesmo, e que teve na equipa Ana Sofia Ramos (Assistente de Imagem), Fábio Alas (Maquinista) e Inês Alegre (Electricista).
O filme foi rodado conceptualmente sem se utilizar fontes de luz não diegéticas, e recorrendo a técnicas de noite americana. O objectivo era trabalhar um equilíbrio entre um naturalismo e um plasticismo imagético, equilíbrio este que também se encontra no argumento que insere elementos fantásticos num cenário rural de época.
Sendo a temática da curta-metragem sobre depressão e auto-destruição, trabalhou-se uma palete de cores para o filme juntamente com a Directora de Arte Raquel Santos. Manteve-se a decoração e guarda-roupa do filme dentro de azuis e verdes pastel, que sobressaem subtilmente do castanho da terra, e ajudam a criar um ambiente taciturno. Esta tendência cromática continua numa correcção de cor ligeiramente dessaturada.
A câmara do filme foi uma Sony F65 com objectivas Zeiss Ultra Prime, tendencialmente com o diafragma completamente aberto de maneira a desfazer um pouco a nitidez da imagem.



Comentarios