top of page

As Múltiplas Facetas de Andreia Saraiva Santos aip



Neste quinto episódio de «Luzes, Câmara e... Então?», exploramos a multifacetada carreira de Andreia Saraiva Santos, uma diretora de fotografia e professora de Direção de Fotografia, cuja jornada cinematográfica se inicia desde que ingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2002 e completa o seu curso na Prague Film School, continuando num percurso que conta com várias longas-metragens, séries televisivas, contribuições para campanhas publicitárias e curtas-metragens premiadas em festivais renomados como Berlinale e o IndieLisboa — o nome Andreia Santos é sinónimo de versatilidade e maestria.


Andreia Santos

Ao longo desta entrevista, Andreia partilha connosco a sua vasta experiência. Na sua última longa metragem — 2 Duros de Roer — falamos sobre a intensidade das cores e as singularidades da iluminação aplicada à escolha de câmara e objectivas, revisitando técnicas dos anos 70 e discutindo o contraste das técnicas daquela época e as inovações atuais.


No documentário «Atrás dessas Paredes», dirigido por Manuel Mozos, falamos do intrigante método que usou para trazer à vida memórias de lugares abandonados. A conversa prossegue abrangendo ainda o tema do tabaquismo, refletindo-se num projeto cinematográfico de conscientização «Opte por Amar Mais», culminando com a antecipação de um projeto ainda em segredo.


Além de uma prolífica carreira no cinema e publicidade, Andreia também se dedica ao ensino, lecionandos disciplinas como Cinematografia e Fotografia em instituições de renome, como a Escola Superior Artística do Porto (ESAP). A sua maestria foi reconhecida em 2017, quando foi convidada a ser membro da Associação de Imagem Portuguesa, aip.




Assista aqui




Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
bottom of page