top of page

Trabalhadoras do cinema e audiovisual criam associação



Cerca de 70 mulheres do cinema e audiovisual debateram a necessidade de criar uma associação para combater a desigualdade de género vivida no setor. Surgindo desses encontros a criação da Associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, no dia 28 de abril de 2022.


PRESS RELEASE da Associação

Elas estudam, elas realizam, elas editam, elas escrevem, elas produzem, elas estão atrás e à frente das câmaras. Mas porque é que quem assina a grande maioria dos trabalhos são eles? Porque é que há concursos públicos em que só há jurados homens e porque é que historicamente os concursos são ganhos maioritariamente por homens? Quantas mulheres há diretoras de canais televisivos? E quantas mulheres assinam hoje a crítica de cinema feita nos nossos jornais? Como se justifica uma disparidade tão grande entre homens e mulheres na realização de trabalhos de ficção em Portugal, no cinema e na televisão? Que papéis são criados para as personagens femininas? A lista de perguntas poderia ser longa, mas todas as respostas têm em comum uma certeza: a desigualdade existe.


Aproveitando a proximidade com o Dia do Trabalhador, as Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento oficializaram ontem, dia 28 de abril, a criação de uma associação de mulheres do setor do cinema e do audiovisual, depois de quase um ano de encontros entre mais de 70 mulheres trabalhadoras em todas as áreas do setor (atrizes, montadoras, diretoras de fotografia, realizadoras, argumentistas, diretoras de arte, diretoras de som, críticas, produtoras, programadoras, etc.).


A MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento - é uma ferramenta para estudar, debater, valorizar e alavancar a presença de mulheres - de forma ampla e interseccional - no cinema e audiovisual em Portugal. Trabalhamos no sentido de gerar um pensamento crítico acerca de como as mulheres são representadas no cinema e audiovisual, acreditando que as histórias e imagens que produzimos hoje são as bases para a cultura do futuro e as gerações vindouras.




Contacto:

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
bottom of page