top of page

João Pedro Plácido aip em rodagem no Algarve com Arri LF & Signature Prime

  • Foto do escritor: Mário Melo Costa
    Mário Melo Costa
  • 3 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura


“O Vento Assobiando nas Gruas” da realizadora Jeanne Waltz é uma adaptação da obra homónima de Lídia Jorge. O filme acompanha o amadurecimento da jovem Milene ao longo de um ano que, devido à morte da avó, encontra uma família cabo-verdiana com quem irá experienciar novas vivências e descobrir o amor.

É um filme sobre confrontos, de diferentes mundos, de interesses do capital, de raças, do amor. Foram privilegiadas as horas de final de dia, onde é premente o diálogo entre as luzes do dia e da noite, entre o azul e o laranja, o natural e o artificial.


Procurou-se criar um ambiente western mas mantendo a câmara em proximidade física com os personagens. Após variados testes foi escolhido o Large Format. As dimensões do sensor, a escolha do enquadramento 2:1, as Signature Prime, proporcionam uma sensação mais imersiva e unem algumas características do que de melhor têm as objectivas anamórficas e esféricas. As Signature suavizam com naturalidade a pele dos actores e os duros contrastes da luz mediterrânica, permitindo um foco mínimo bastante próximo e profundidades de campo reduzidas, ideais para as escolhas estéticas traçadas.


Um dos grandes desafios da rodagem foi filmar em dois meses de primavera algarvia uma história que decorre ao longo das quatro estações do ano. Consoante a estação do ano, as imagens dos exteriores dia têm temperaturas de cor distintas, muito frias ou muito quentes, entre 4400k e 6200k. Por esta razão, os teste de maquilhagem na pré-produção foram essenciais, para afinar a naturalidade do tom de pele dos actores. Também a flexibilidade do Arriraw na manipulação das cores sem comprometer opções de montagem é uma mais valia.


Os grandes desafios de foco superados por Roni Beraha, acompanhados pelos graciosos movimentos de Horácio Gonçalves e a elegante luz de Paulo Silva, foram contributos essenciais à construção cinematográfica.

A satisfação geral ao visionar as rushes, reflecte o trabalho de uma equipa extremamente profissional e generosa, transversal a todos os sectores e fases do filme. Desde a preparação com a Planar que permitiu vários testes de câmaras e objectivas, ao colorista Paulo Américo, à equipa suíça de efeitos especiais digitais e à Joana Ferreira e Isabel Machado da CRIM Filmes, que entenderam a necessidade e importância destas difíceis escolhas a nível orçamental mas cujos resultados se podem observar na natureza das imagens.


D.F.: João Pedro Plácido aip, 1º assist imagem: Roni Beraha, 2º assist imagem: André Alexandre, 3ª assist imagem: Joana Fernandes, DIT: Léon Orlandi, chefe electricista: Paulo Silva, assist elect: David Silva, grupista: Ricardo Oliveira, chefe maquinista: Horácio Gonçalves, assist maquinaria: Rui Martins

João Pedro Plácido aip






댓글


Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editor Tony Costa aip
bottom of page