Jost Vacano ASC / BVK será homenageado no CAMERIMAGE
- Mário Melo Costa
- 10 de nov. de 2021
- 4 min de leitura

Jost Vacano ASC / BVK é o mais conhecido diretor de fotografia alemão depois de Michael Ballhaus. Ambos fizeram uma notável carreira em Hollywood. Este ano o festival de cinema CAMERIMAGE dedica-lhe uma justíssima homenagem ao diretor de fotografia que conta com 87 anos de idade. A homenagem peca apenas por tardia, mas como o ditado popular reza, mais vale tarde do que nunca, e assim, Jost terá uma retrospetiva do seu trabalho durante o festival e será homenageado na plateia mais importante dos diretores de fotografia. Como uma vez foi dito por Nigel Walters BSC, CAMERIMAGE é a Meca dos diretores de fotografia e todos os que aspiram a sê-lo. Por isso um diretor de fotografia tem pelo menos que ir uma vez na vida ao CAMERIMAGE para ter a bênção profissional e não só, vivenciar uma experiência única.

O festival nasceu em 1993 na modesta cidade de Torün cidade que fica a 250 km da capital Varsóvia e segundo o seu diretor desde sempre Marek Żydowicz o festival nasceu com o beneplácito do nosso membro honorário Vittorio Storaro, que é uma regular presença no evento.
Isto apenas para dizer que CAMERIMAGE é sem dúvida o melhor ou mesmo o único festival que se dedica em exclusivo a premiar e a celebrar a arte da direção de fotografia. Há ainda um outro festival também dedicado aos DF’s, mas contudo com muito menos projeção mediática e que se realizava regularmente em setembro na República da Macedónia do Norte, é assim que temos que se referir ao país, mas mesmo assim há muitos gregos que torcem o nariz, dizia, que CAMERIMAGE se dedica exclusivamente à direção de fotografia mas de vez em quando precisa de convidar uma celebridade de outras áreas, atores e realizadores, pressionado claro pelo meios mediáticos. Os DF’s ainda não atingem o estatuto de estrelas populares que possam atrair sponsors e os media. Mas, apesar disso, o festival não perde a sua identidade, dedicando-se em exclusivo <á direção de fotografia em todas as suas componentes. Reconhecendo o trabalho do DF e dando prémios, realiza workshops, palestras, uma exposição de fabricantes de equipamento cinematográficos, publicações cinematográficas em particular biografias dos diretores de fotografia homenageados pelo festival do qual muito se orgulha, tendo uma larga coleção de livros com uma impressão de grande qualidade com fotografias a preto e branco com exceção de uma das publicações. A única publicação da coleção que não respeita o preto e branco é aquela que é dedicada a Vittorio Storaro. Recusou-se a ter um livro a preto e branco, tinha que ser a cores. Para além de tudo mais há ainda apresentações de novos equipamentos, debates de diretores de fotografia, enfim uma enorme concentração de eventos dedicados à câmara durante uma semana como não se vê em mais lado nenhum do mundo. É um local que concentra ao longo de 10 dias o maior número de DF’s por metro quadrado. Muitos celebridades de todo o mundo fazem questão de estar presentes. Muitos deles são convidados para fazer parte dos júris das diversas categorias e também dão palestras, workshops para as centenas de jovens aspirantes que enchem as salas e os estúdios. As sessões competitivas É também o único local do mundo, que aplaude efusivamente assim que aparece o nome do diretor de fotografia no ecrã. É neste ambiente de euforia que Jost Vacano será homenageado.

Jost Vacano ASC / BVK, nasceu em 1934 em Osnabrück. Tinha a tenra idade de 5 anos quando se deu início à II Guerra Mundial. Viveu toda a sua adolescência e jovem adulto na reconstrução da Alemanha. Não frequentou nenhuma escola e nos anos 60 teve oportunidade de trabalhar na televisão e que o levou a interessar-se pela câmara. Curioso tecnicamente Jost foi um autodidata e aprendeu o oficio fazendo e observando.
Jost Vacano fez sua estreia com a longa-metragem «Schonzeit für Füchse». Filme que ganhou o Urso de Prata em Berlim em 1966. Em meados da década de 1970, trabalhou com grandes figuras do cinema alemão da sua época Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta.

O grande passo de gigante na carreira de Jost foi sem dúvida o filme «Das Boot» de Wolfgang Petersen. «Das Boot» é o filme alemão mais conhecido internacionalmente.
Os críticos internacionais notaram a extraordinária inovação da cinematografia de Jost Vacano, que criou uma atmosfera claustrofóbica única do filme. Para filmar em espaços extremamente pequenos e restritos no interior do submarino, ele teve que desenvolver um trabalho de câmara portátil giro-estabilizada, que permitia uma grande mobilidade. Pelo seu trabalho no filme com uma fotografia dinâmica e perturbadora em Das Boot, foi nomeado para o oscar de melhor direção de fotografia em 1982.
Pode-se ver neste vídeo https://vimeo.com/248042565 Jost a explicar como preparou a câmara para executar o longo plano dentro do submarino.
Depois da nomeação para o oscar Jost Vacano colaborou com realizadores como Paul Verhoeven, com o qual trabalhou cerca de 20 anos, que resultou em sete filmes completamente diferentes, mas visualmente sofisticados. Com Verhoeven, criou clássicos do cinema de guerra, como «Soldier of Orange» e «Starship Troopers» . Seu trabalho também criou mundos inesquecíveis e distópicos como « RoboCop» 1987, uma colonia futurística em Marte em «Total Recall» 1990 e o neon de Las Vegas em «Showgirls» (1995).
Desde os anos 80, que Jost Vacano luta pelo reconhecimento legal para os diretores de fotografia como co-criadores da obra cinematográfica. Depois de ter sido aceite junto com os diretores e os montadores na seção especial “autores de filmes” da sociedade coletiva VG Bild-Kunst e o reconhecimento de realizadores alemães, Jost Vacano iniciou um processo inédito em tribunal. Há uma parte a qual já foi reconhecido e para o qual as estações de televisão e a produtora distribuidora do filme têm de compensar Jost com cerca de 150 mil euros da exploração do filme desde 1982. Tem sido um processo longo mas que pode dar o mote para o reconhecimento da co- autoria do Df na construção da obra cinematográfica.
Jost Vacano ASC / BVK será homenageado nesta na edição deste ano do Festival CAMERIMAGE, com o prémio Lifetime Achievement Award .
A associação de Imagem dá os parabéns ao nosso colega Jost por esta merecida homenagem.


Comentários