top of page

ICS 2023 - Cimeira International de Imagem



Pela quinta vez desde 2011 teve lugar em Los Angeles a International Cinematography Summit - ICS, organizada pela ASC - American Society of Cinematographers.



A ICS, descrita pela ASC como “uma semana de discussões, demonstrações e descoberta” trouxe até à Califórnia membros de mais de trinta associações de Imagem internacionais. Com lugar na emblemática sede da ASC, as discussões centraram-se em temas técnicos, artísticos e sociais, com o objetivo de criar uma pareceria entre associações, um lugar para trocar impressões sobre a Direção de Fotografia em países com realidades diferentes.





Foi uma semana fantástica, com almoços longos e jantares regados, misturando membros da ASC com diretores de fotografia de todo o mundo, e onde se contaram muitas histórias e se trocaram experiência de vida e carreira.


Algumas das palestras e apresentações que decorreram:


DIVERSITY, EQUITY AND INCLUSION: IMPLEMENTATIONS, SUCCESSES AND BENCHMARKS



Membros das associações dos EUA, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Colômbia apresentaram diversas iniciativas e programas organizados nos seus países com o objetivo de tornar a área de Imagem mais inclusiva e a profissão de Direcção de Fotografia mais acessível a membros de grupos e minorias pouco representados na profissão. Programas de estágios profissionais pagos, iniciativas de educação, e colaborações com escolas e liceus estão lentamente a mudar a composição racial e de género das indústrias e associações de cada país.


MAGIC BOX




Uma demonstração da MAGIX BOX, um sistema portátil de produção virtual. Um atrelado de 11 metros que se transforma num pequeno estúdio ideal para poorman’s process. Três écrans em redor de uma base giratória permitem recriar cenas de carros com facilidade, contando ainda com um teto ajustável de LEDs que permitem criar reflexos realistas e luz interativa.


ANGENIEUX OPTIMO PRIMES



A Angenieux, que patrocinou a Cimeira, apresentou aos convidados as suas novas Primes, que permitem ao utilizador adicionar filtros, elementos e diafragmas diferentes para criar um look personalizado.


RESTAURO



O departamento de restauração da Paramount apresentou um restauro digital do filme clássico Sunset Boulevard, realizado por Billy Wilder e com Gloria Swanson. O filme, que foi alvo de vários restauros nas últimas décadas, foi o ponto de partida para uma discussão sobre os métodos e técnicas utilizados para criar cópias de filmes pré-existentes à medida que as tecnologias avançam e os requisitos de exibição mudam (4K, HDR, etc), e como manter a restauração fiel à obra original e às intenções dos seus autores.


DISCUSSÕES COM CONVIDADOS



Dois Directores de fotografia foram convidados para apresentar e discutir o seu trabalho.

David Lanzenberg, diretor de fotografia Francês, apresentou o episódio piloto que fotografou da série WEDNESDAY, com realização de Tim Burton. Foi uma discussão honesta sobre as dificuldades com que se deparou, com uma análise detalhada sobre o seu desenho de luz e abordagem criativa em várias cenas específicas.



Robert Richardson ASC, em conjunto com a sua Colorista Elodie Ichter, falaram sobre o seu filme AIR, realizado por Ben Affleck. Robert e Elodie criaram um workflow que lhes permitiu fazer correção de cor quase final em todas as rushes, diariamente. Um processo elaborado e demorado, mas que permitiu uma correção de cor final mais rápida e fidedigna aos desejos do Diretor de Fotografia, que não estava disponível para estar presente nessa etapa.


O LADO FINANCEIRO DAS ASSOCIAÇÕES DE IMAGEM

A última palestra foi apresentada pela ASC, e contou a história da sociedade nas últimas décadas, e como passou de uma fase economicamente difícil para a fase em que se encontra agora, com quatro ou cinco empregados a tempo inteiro, e várias iniciativas que lhe permitem funcionar de uma forma economicamente viável. Segundo a apresentação, tudo mudou quando a ASC contratou a primeira pessoa a tempo inteiro. Até então, a sociedade era gerida pelos seus membros, à base de tempo voluntariado, e com um orçamento reduzido (uma situação muito comum em quase todas as associações de Imagem) e que tornava o crescimento económico quase impossível. Com esta nova pessoa a gerir a associação a tempo inteiro, a situação começou a mudar lentamente, e hoje em dia a ASC gere um orçamento muito mais considerável.


Os prémios ASC e os workshops são agora a maior fonte de rendimento, e permitem a subsistência da famosa revista American Cinematographer por exemplo, que é publicada com prejuízo financeiro. A cerimónia de entrega dos prémios, que começou de uma forma pequena (um jantar patrocinado por diversas entidades) é hoje em dia um acontecimento de três dias, que culmina numa cerimónia de gala com lugar no Beverly Hills Hotel (onde também são os Globos de Ouro), e com um custo de $1000 por convidado. Este valor é pago à ASC por patrocinadores, produtores, publicações e agências variadas, que “compram” mesas de 10 lugares cada, e decidem quem convidam para o espetáculo.


Como referência, em 2023, a cerimónia contou com cerca de 100 mesas. Já os workshops, normalmente realizados na sede da ASC, e que são a outra grande fonte de rendimento, foram administrados de forma virtual durante a pandemia, e permitiram que a ASC se mantivesse à tona financeiramente.


Por Martim Vian aip

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
bottom of page