top of page

Cineclube do Porto sessões de Direção de Fotografia

  • Foto do escritor: Mário Melo Costa
    Mário Melo Costa
  • 6 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de abr. de 2023


ree

Vídeo promocional do Cine Clube https://vimeo.com/815437243


A aip em parceria com o Cineclube do Porto, continua a promover sessões especiais na Casa das Artes pela comemoração dos 25 anos da Associação de Imagem para prestigiar o trabalho do diretor de fotografia e destacar membros residentes na zona do Porto.


Na passada quinta-feira, a sessão foi dedicada aos diretores de fotografia Pedro Azevedo, Pedro Negrão e António Morais. Foram exibidos os filmes "Flutuar" do realizador Artur Serra Araújo, "Momentos" do realizador Nuno Rocha e "Um Som em Movimento" do realizador Ricardo Teixeira.

A sessão contou com a presença do presidente da aip, Tony Costa, e dos diretores de fotografia Pedro Negrão e António Morais que falaram da sua experiência.


As sessões do Cine Clube do Porto não têm apenas o objetivo de celebrar os 25 anos da associação de imagem, mas tem o condão de dar voz e visibilidade ao trabalho dos diretores de fotografia, por vezes considerados ser apenas um mero técnico, enquanto justamente devia ser reconhecido como uma função técnico-artística.


Após a exibição dos filmes, houve um tempo reservado a perguntas e respostas entre os diretores de fotografia presentes e a plateia. Inicialmente os temas falados eram ligados em grande parte a questões técnicas, no desenrolar, acabaram por ser debatidos temas mais ligados à parte artística e à gestão das opções de trabalho com meios e equipamentos disponibilizados pelas várias produtoras.


Durante o debate pode-se constatar que apesar de haver consideráveis melhorias de produção no Porto ainda não é devidamente sólido para evitar que técnicos como assistentes de imagem não mudem para Lisboa onde há mais frequência de trabalho. No entanto não se deixou de reconhecer que a era digital veio alterar o estado das coisas permitindo a criação de mais produtoras no Porto.


Esta parceria com o Cineclube do Porto é um marco importante para a Associação de Imagem. Eventos como este têm um papel fundamental na promoção deste tipo de trabalho e na sensibilização da sociedade para a importância destes profissionais na produção cinematográfica.


Agradecemos a todos os que estiveram e continuam a estar presentes nestas sessões especiais na Casa das Artes organizadas pelo cine clube do Porto, estamos motivados a promover mais eventos como estes.


As próximas sessões

06/04/2023 -18:00 - Entre Sombras DF: Manuel Pinto Barros / Realiz. Mónica Santos e Alice Guimarães

06/04/2023 - 18:00 - Boca do Inferno DF: Manuel Pinto Barros / Realz. Luís Porto

08/04/2023 - 18:00 - Alma Viva DF: Rui Poças / Realiz. Cristéle Alves

15/04/2023 - 18:00 - Trás os Montes DF: Acácio de Almeida Realz. António Reis e Margarida Cordeiro

22/04/2023 - 18:00 - Lobo & Cão DF: Rui Xavier / Realz. Cláudia Varejão


Texto: Joana Garcia



Outras sessões anteriores:

Em fevereiro arrancaram as sessões com Francisco Vidinha com o filme «Marias da Sé» realizado por Filipe Martins. João Pedro Plácido esteve em representação da aip

E em março passaram «Hálito Azul» com fotografia de Jorge Quintela.


ree

ree

ree


 
 
 

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editor Tony Costa aip
bottom of page