top of page

Ana Costa 1959-2022


Faleceu uma grande amiga da aip. Produtora de cinema e administradora da empresa Cinemate, foi sempre uma apoiante das atividades da Associação de Imagem desde o seu início. No ano 2000 associou-se à aip para a organização de jornadas de ensino, que se realizaram ainda nos estúdios da Matinha. Em 2018 foi instituído o prémio Fernando Costa em memória do seu pai, fundador da Cinemate, para premiar um técnico do cinema. João Pedro Ruivo foi o primeiro, seguindo-se o Joaquim Amaral - maquinista, Filipe Gonçalves – perchista, Augusto Mayer – diretor de arte e este ano o grupista Manuel Vide. Para além destas iniciativas a Cinemate foi sempre membro patrocinador da Associação de Imagem desde a sua fundação. Sempre que haviam pedidos de apoio para ações de formação quer que fossem relacionados com os profissionais ou com estudantes nunca se fez rogada. Deu sempre o seu inteiro apoio como toda a sua equipa da casa.


Para além da Cinemate prestadora de serviços de meios técnicos dedicou-se também à produção de filmes , tendo produzido um número considerável onde muitos dos nossos membros trabalharam. O mais recente, «Terra Nova» de Artur Ribeiro assinale-se muito premiado, em particular a direção de fotografia do nosso membro Luís Branquinho, vencendo o prémio de Melhor fotografia de longa-metragem dos prémios AIP e o Sophia da Academia. Sublinhamos e destacamos o discurso de entrega do prémio Luís Branquinho na Academia se referiu a Ana Costa, reconhecendo a sua determinação e coragem que Ana Costa teve durante a produção de «Terra Nova» em insistir que o filme tinha que ser filmado no Mar do Norte exatamente onde é retratada a história original. O realizador Artur Ribeiro também nos prémios Sophia da Academia se referiu a essa qualidade da Ana.


O cinema português perde uma produtora determinada e corajosa. Fica o seu legado. A Associação de Imagem regista com tristeza este dia ao saber da partida de alguém que muito gostamos.


Para a família, colegas e amigos os nossos sentidos pêsames.


A Ana Costa ladeada pela familia em 2018 durante a entrega dos Prémios AIP na Casa do Alentejo. Da esquerda para a direita a filha Catarina Gaspar, Tony Costa presidente da aip, a irmã Sónia Costa e Rui Guerra marido da Sónia.

A Ana Costa à esquerda e a Sónia Costa no lado direito ladeiam Filipe Gonçalves recipiente do prémio Fernando Costa em 2020.

Na entrega do primeiro prémio Fernando Costa ao assistente de realização João Pedro Ruivo em 2018

Aqui Tony Costa e Ana Costa durante o jantar de entrega dos prémios AIP na Casa do Alentejo em 2018.

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
bottom of page