A Academia Portuguesa de Cinema celebra o seu 10º aniversário
- Mário Melo Costa
- 24 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

A Academia Portuguesa de Cinema celebra 10 anos de vida. A sua fundação deu-se em 8 de Julho de 2011 com a celebração da escritura com 11 elementos da direção aos quais se juntaram mais nove entre eles o atual presidente da aip Tony Costa que faz atualmente parte da direção como tesoureiro. A Academia tem tido desde do seu início o beneplácito do presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa contando com a chancela do Alto Patrocínio do Presidente da República.
A Academia Portuguesa de Cinema reúne, até à data, cerca de mil membros que representam o setor do cinema de uma forma cada vez mais abrangente e transversal, e tem como objetivos premiar e promover os cineastas portugueses, através da celebração dos Prémios Sophia, bem como do Prémio Bárbara Virgínia, Prémios NICO e Sophia Estudante. É ainda responsável pela representação de Portugal em algumas das mais importantes premiações internacionais de cinema, como os Óscares, Goya, Platino e Ariel, e integra a rede de academias europeias EFA e de academias ibero-americanas FIACINE.
A ACADEMIA instituiu os prémios Sophia com o apoio do ICA dois anos depois da fundação e o histórico de premiados na área de direção de fotografia foram até ao momento os seguintes:
2013 - Luís Branquinho aip por «Florbela»
2014 - Rui Poças aip, por «A Última Vez que Vi Macau»
2015 - João Ribeiro aip, por «Os Maias»
2016 - Acácio de Almeida, por «Se eu Fosse Ladrão, Roubava»
2017 - João Ribeiro aip, por «Cartas da Guerra»
2018 - Carlos Lopes aip, por «São Jorge»
2019 - Acácio de Almeida aip, por «Raiva»
2020 - João Lança Morais aip, por «A Herdade»
A próxima edição dos prémios SOPHIA realizam-se a 19 de Setembro no casino do Estoril.
Comments