“Entre sombras" animação com fotografia de Manuel Barros
- Mário Melo Costa
- 26 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
O filme de animação "Entre sombras", fotografado pelo nosso membro Manuel Barros com realização de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, é candidato a uma nomeação para os prémios de cinema César, atribuídos pela academia francesa de cinema. De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme concorre, juntamente com outras 11 produções, ao César de melhor curta de animação. As nomeações só serão conhecidas a 23 de janeiro. "Entre sombras", que venceu em julho o Prémio do Público do festival Curtas Vila do Conde, utiliza a técnica de pixilação e 'stop motion' com atores reais, com interpretação de Sara Costa e Gilberto Oliveira.
A selecção, recentemente anunciada pela Academia do Cinema, foi realizada pelos 20 membros do seu «Comité Animação» e abrangeu 12 filmes, os quais concorrem ao César 2019 para o Melhor Filme de Animação (Curta-metragem).
Dentro deste processo, os filmes escolhidos são exibidos em Paris, a 8 de Dezembro de 2018, no cinema Les 3 Luxembourg (67 rue Monsieur le Prince, no Quartier Latin), e submetidos à apreciação do júri que, a partir da selecção inicial, votará de 2 a 22 de Janeiro os quatro finalistas cujos nomes serão anunciados em conferência de imprensa marcada para 23 de Janeiro de 2019.
«Entre sombras» prossegue uma carreira de reconhecimento nacional e internacional que, em Agosto passado, se traduziu num Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Curtas-metragens de Hiroshima (Japão), depois de ter recebido o Prémio Especial do Público em dois festivais: Zagreb (Croácia) e Vila do Conde – neste último Alice Guimarães e Mónica Santos voltaram a obter a distinção que já tinham obtido em 2015 com o filme Amélia & Duarte.
留言